Notícia - Reunião internacional entre UNI e direção da Telefonica Espanha

Os trabalhadores em telecomunicações do Brasil participaram com destaque na reunião da Aliança UNI Telefônica, na qual estiveram representados trabalhadores da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Perú e Uruguay, com a direção mundial do grupo Telefonica da Espanha, um fórum memorável, de conquistas dos trabalhadores do continente desde a primeira reunião realizada no ano 2000 de forma presencial em São Paulo-Brasil, maior contingente de empregados  fora da Espanha e maior faturamento em algumas unidades de negócio da empresa.
 
Sempre o tema solidariedade entre os  trabalhadores sul americanos esteve presente e desta vez, além do enfrentamento da precarização, em especial das terceirizadas da VIVO, nas suas instalações,  tomamos posição pela imeadiata abertura de negociação com sindicatos irmãos, da Argentina e do Perú. (veja carta enviada à direção da empresa pelo presidente da Fenattel).
 
No dia 25 de maio, os sindicatos alinharam suas posições, trocaram informações sobre lutas e desafios no enfrentamento continental da Pandemia, precarizações, dificuldade de negociar renovação de ACTs entre outros temas. Ontem e Hoje a reunião se deu com a direção da empresa e foi bastante objetiva e produtiva, sendo que a direção mundial  de RH da empresa, Marta Machicot, demonstrou sensibilidade às demandas sociais do nosso continente.
 
Os representantes da FENATTEL Brasil na reunião foram o presidente Gilberto Dourado e o Secretário Geral, Rogério Soares, enquanto o Sintetel SP, maior sindicato afiliado á Uni no Brasil, foi representado pelos companheiros Mauro Cava e Cristiane do Nascimento.
 
Outros temas tratados:
 
Na reunião hoje, foi perguntado se terá PDV no Brasil.....a resposta foi  Não,  o presidente é contra, só farão se acontecer algum problema na economia.
 
-  PPR - adiantamento em julho não está garantida......a posição da empresa seria a de que vai depender do resultado do 1 semestre, mas os sindicatos ja delimitaram que irão lutar firmemente para garantir isso, até por conta do grave cenário que vivemos.
 
-Cristiane Nascimento (SP) questionou sobre a compra da OI.....como ficarão os trabalhadores? ......e a reposta foi que ainda não tem definição.
 
- Teletrabalho e desconexão- vão agendar uma reunião nos próximos dias...
 
- Prestadoras da VIVO com problemas - RH tem controle e atuará nas empresas que descumprirem CCT. Foi apresentado que modelo estaria dando certo, mas os sindicalistas demonstraram que falta tudo, de papel higiênico, limpeza e água potável, pelo que se compromissaram a resolver urgentemente as demandas todas sobre condições de trabalho.
 
-SANITÁRIOS com problemas - área responsável já começou atuar...Se tiver problemas no estados, enviem para Federação Nacional com cópia para o RH.
A VIVO vai fazer investimento em qualificação para os trabalhadores,  mas não explicaram como.  Quando tivermos reunião com o RH, cobraremos.
 
- Problemas com PIV - foi colocado na reunião, mas não foi respondido.....já cobrei o Xavier, pois temos muitas reclamações.
 
Tema Novo: Igualdade de gênero 
Telefônica tem em Espanha um acordo de igualdade de gênero.....trabalho igual,  salário igual.
Mais mulheres nos cargos executivos. Planos de Cargos e promoções iguais para mulheres. 
Reivindicamos que a Telefônica negocie um acordo de gênero conosco....seria pioneira no Brasil.


Fonte:  UGT - 23/06/2021


Comentários